Phowa - a transferência da consciência




Admito que esta leitura será para quem já se livrou de grande parte do apego por um corpo e uma realidade terrena.

Segundo a tradição tibetana e eu comprovei isto mesmo recentemente existe uma janela de oportunidade para a iluminação, e subsequente libertação do samsara na altura da nossa morte. 

Se formos sábios vamos preparar-nos para a nossa morte como a coisa mais importante da nossa vida.

Esta prática, phowa, com mais de mil anos - segundo a tradição foi instituída por Padmasambhava - é a melhor para este efeito. 

Phowa lê-se "po-uá" e é a palavra tibetana que descreve a transferência de consciência do nível mental quotidiano para a Clara Natureza da Mente Universal. Embora seja uma prática espiritual tibetana usada com muito êxito no passamento dos moribundos é adequada a toda a gente, qualquer pessoa pode praticar para a sua própria cura, treino para futuro passamento ou para ajudar os seres amados moribundos, até mesmo os já falecidos.

A prática essencial da Phowa
Primeira prática

Primeiro certifiquem-se que estão confortáveis e assumam a posição de meditação.Se estiverem perto da morte podem ficar deitados.

Sosseguem a vossa mente, libertem-se e descontraiam-se completamente.

1- Invoquem no céu à vossa frente, a encarnação da Verdade em que acreditem e à qual estejam muito ligados, sob a forma de uma luz radiante. Podem escolher Cristo, Buda, etc. 
O importante é terem a consciência de que esse ser encarna a Verdade, a Compaixão e a Sabedoria de todos os Seres iluminados e sentirem essa presença. Mais do visualizar é importante acreditar que esse Ser está ali.

2- Foquem a mente, o coração e a alma na presença que invocaram e rezem: 

Por intermédio da tua bênção, graças e liderança, por intermédio da Luz que jorra de Ti:
Que sejam purificados e removidos todo o meu karma negativo, emoções destrutivas e bloqueios.
Que me possa saber perdoado de todos os males que causei e pratiquei.
Que possa concretizar esta profunda prática da phowa e tenha uma morte boa e pacifica.
E que por intermédio do triunfo da minha morte, possa ser capaz de beneficiar todos os outros seres, vivos ou mortos.

3- Agora imaginem que a presença de Luz que invocaram se sente tão tocada pela vossa oração tão pungente e sincera que lhes responde com um sorriso e lhes envia o seu amor e compaixão num fluxo de raios de luz proveniente do coração. Quando estes vos tocam e penetram, limpam-vos e purificavam-vos de todo o karma negativo, emoções destrutivas e obscurecimentos que são a causa de todos os sofrimentos. 

Verão e sentirão que se encontram totalmente imersos em luz.

4- Agora que estão completamente purificados e curados pelo feixe de luz proveniente da Presença, considerem que o vosso próprio corpo, uma criação do karma, se dissolve totalmente em luz.

5- O corpo de luz que agora são ergue-se nos céus e funde-se inseparavelmente com a abençoada presença da luz.

6- Permaneçam tanto tempo quanto possível nesse estado de Unidade com a Presença.

Segunda prática

1- Para tornar esta prática ainda mais simples comecem, tal como na anterior, por depois de se instalar tranquilamente, invocar a Presença da encarnação da Verdade.

2- Imaginem a vossa consciência como uma esfera de luz no vosso coração, que se liberta como uma estrela cadente e voa para o coração da Presença que se encontra na vossa frente.

3- Dissolvam-se e fundam-se na Presença.

Por intermédio desta prática estão a investir a vossa mente na sabedoria do Ser iluminado, o que é o mesmo que render a alma à natureza de Deus. Dilgo Khyentse Rinpoche diz que isto é como atirar uma pedra a um lago. Pensem nela a mergulhar nas águas, cada vez mais fundo, e imaginem que, por intermédio da bênção, a vossa mente se transforma pela sabedoria desta presença iluminada.

Terceira Prática

O modo mais essencial de executar a prática é este: pura e simplesmente fundam a vossa mente com a sabedoria da presença pura. Considerem: "A minha mente e a de Cristo* são uma única."

Escolham qualquer uma das versões do Phowa com que se sintam mais confortáveisem determinada altura. As práticas mais simples são as mais poderosas.

O que é necessário é praticarem para no momento da morte ser apenas necessário invocar a Presença e mergulharem na sua Luz.

Conta-se que Gandhi quando foi baleado murmurou imediatamente Ram, Ram, Ram que é um dos nomes dos avatares de Vishnu. Ele preparava-se para a fusão. 

Existem outras práticas mais complexas que devem ser executadas com o auxilio de alguém muito experiente. Mas as que descrevo aqui são apenas uma meditação muito simples que qualquer pessoa pode, e deve, praticar. Pode inclusive fazer por alguém moribundo que esteja a acompanhar como ente querido ou cuidador. 

Um dos sonhos que tenho é o de ver cada vez mais gente a encarar a sua verdadeira Natureza pelo que ela É. E assim sendo, nos hospitais, onde morre tanta gente, o pessoal médico deveria estar habituado a praticar a Phowa pelos moribundos. Garanto que o ambiente melhoraria muito para todos. 

A morte é apenas uma passagem de um estado para outro. 

No filme seguinte, Khenpo Sherab Sangpo explica os seis Bardos (vida, meditação,dormir / sonhar, morte, pós-morte, e renascimento) como a prática da Phowa (transferência da consciência) de acordo com a linhagem Longchen Nyingthig. Osensinamentos de morrer com a consciência desperta são os mais profundos no Budismo. 

"A Natureza da Mente é e sempre foi Budha. Não tem nem nascimento nem cessação, como o espaço. Realizar que a natureza de todas as coisas é equânime e permanecer nesse estado sem procurar mais nada é meditar." - Garab Dorje 


* ou Buda, ou a Presença que escolham como representante da Verdade Divina. 

Adaptado por C64 a partir de "o livro tibetano da vida e da morte" de Sogyal Rimpoche.

Nota: segundo a tradição Sakya, a prática principal dos yogins consiste numa projeção da consciência que está ao nível do coração, através do canal principal da colunavertebral saindo pelo chakra coronário, a moleirinha da nossa cabeça, atingindo osReinos Búdicos. Os meus alunos vão reconhecer isto como um dos exercícios do Raja yoga. 

Paz e Amor

Curadora64

Copyright © Curadora64 All Rights Reserved. You may copy and redistribute this material so long as you do not alter it in any way, the content remains complete, and you include this copyright notice link:

http://auras-colours-numbers.blogspot.com/2018/08/phowa-transferencia-da-consciencia.html


Comments

Popular Posts