5 FORMAS DE LIDAR COM RELAÇÕES TÓXICAS NA FAMÍLIA
Neste artigo vamos ver formas de tratar com membros tóxicos, da família.
Porque, e vamos ser sinceros, por muito agradável que seja encolher os ombros e seguir adiante com a própria vida, estas coisas tendem a piorar com o tempo.
E se não agimos com cuidado, podemos terminar por explodir e dizer ou fazer coisas que nos levam a cenas, ou reuniões familiares, bastante incómodas e difíceis.
Aqui estão 5 formas de evitá-lo.
1 – Não tome as coisas demasiado pessoalmente.
Lembre-se da escola primária. Recorda-se do vilão que atemorizava a todos? o seu familiar tóxico é exatamente igual. Fará que todos (não só você) se sintam mal. Talvez o faça para conseguir algo. Talvez simplesmente seja mau. Ou somente cruel. Seja qual for o motivo, tudo tem a ver com ele.
Utilize os ataques do seu familiar tóxico como oportunidades para praticar a arte de não se tomar as coisas demasiado pessoalmente. Se consegue dominá-lo nessa relação, também terá momentos mais fáceis se o aplicar nas interações com membros fora da família.
2 – Dê a si próprio o valor que merece.
Quando estiver pronto, aproxime-se do seu familiar e comunique-lhe com assertividade (sem agressão) o seu desagrado pela forma em que o trata. O objetivo aqui não é, necessariamente, mudar o seu comportamento.
O que é que pode controlar? A forma em que reage. Ao fingir que tudo está bem, quando o membro da sua família vai até você, estará a enviar a mensagem equivocada – uma de debilidade. Demonstre a sua força e faça-o saber que está muito consciente do que é um tratamento adequado e não se conformará com menos.
3 – Calcular (e fazer cumprir) as ‘consequências naturais’
A maioria de nós tem um ponto débil quando se trata de membros da família – incluindo os tóxicos. E ninguém gosta que lhe toquem na ferida.
Mas na vida existem regras. Até que o membro tóxico da sua família comece a trata-lo com o respeito que qualquer pessoa esperaria de alguém da família, não se sinta mal por lhes mostrar que cada acção tem uma reacção apropriada.
Digamos que o seu familiar abusa fisicamente de você. A consequência natural desta circunstancia é a acção judicial. Digamos que estragam a sua propriedade e se negam a pagar pelos danos. Adivinhe! Também existem bases legais para isso!
4 – Rodeie-se de pessoas positivas
Rodear-se de pessoas positivas é a chave para se manter confiado, enquanto luta com esse familiar tóxico. Isto é particularmente certo se esse individuo da família é alguém como um pai que o tem estado a tratar mal, durante tanto tempo como pode recordar.
Assumindo que você é um adulto, aproveite a sua liberdade e passe o maior tempo possível com os seus amigos positivos e animadores. Eles irão mostrar-lhe como se vê o respeito e irão ensinar-lhe que merece um tratamento adequado.
5 – Perdoar, mas não esquecer.
Quanto mais tempo passe com ódio e raiva desse familiar tóxico, mais força ele irá ganhar na batalha. No entanto isso não significa que simplesmente deva deitar fora todos os sentimentos negativos sobre ele; depois de tudo esses sentimentos infundem um cuidado protetor.
O que você necessita fazer é perdoar enquanto que, ao mesmo tempo toma em conta a natureza do seu familiar. Solte o seu desejo de retorno ou vingança e converta-o num desejo de se proteger a si mesmo e aos demais de futuros ataques.
Fonte: David Wolfe
Tradução: Lúcia
Comments
Post a Comment