SEVA (serviço)
Servir é, por um lado, uma disciplina espiritual mas por outro deve ser amor, desejo de doar.
É uma Dança interior no nosso mundo de Luz. É uma emoção luminosa e energia fluindo. Sai Baba dizia que dever sem amor é diabólico, dever com amor é bom e amor sem dever é divino. Dever, com certeza, ajuda a fortalecer a disciplina porem o ideal do devoto deveria ser superar logo esta fase “fria”! Somos seres nascidos para servir o universo amando, doando e derramando felicidade.
Não somos escravos vindos para desenvolver um serviço e sim anjos que voam bem aventurados na beleza infinita do mundo interior. Somos Seva-Dal (servidores) sem dever nenhum, só anjos amando aquilo que estamos fazendo.
Servir, quer dizer Seva, não é ajudar o outro. Isso é serviço social. Tem muitas ONGS que fazem isso com muita eficiência. Seva significa ter o privilégio de servir e ajudar para poder crescer interiormente. O crescimento interior não é algo automático que acontece a medida que desenvolvemos uma determinada atividade.
O crescimento é resultado da Graça Divina. Não é um problema de quantidade de trabalho realizado. É qualidade, carinho, amor e, diante disso, Deus nos ajuda dando para nós a Graça d’Ele. É rezando que a gente pode crescer e depois vem o Seva e...a Luz começa a crescer dentro de nós. Nós não devemos estar fazendo...’Serviço’ e sim ser de uma tal maneira que automaticamente estamos ajudando, amando e iluminando os outros. Seva é uma maneira de fluir e de dançar nesta energia infinita.
Alguém pode pensar que isso é um sonho, uma utopia ou algo bem difícil de realizar! Eu diria que para poder servir indo na direção certa devemos ter um ideal, uma maneira, um sonho ou utopia na cabeça e no coração e, na medida em que fazemos isso com mente e coração cheios de Luz, estaremos trilhando o caminho certo e depois a Graça Divina nos ajudará a fluir e dançar amando, doando e superando todas as limitações materiais.
AMBROGIO VITTADINI
Comments
Post a Comment