ESPÍRITO E MATÉRIA

 
As vezes existem preocupações com o mundo ao nosso redor. A realidade que vive dentro de nós pode parecer em contraste com o que acontece fora, no mundo exterior, e tudo aparece absurdo.
  O que é mais importante, o nosso estado interior ou o mundo que se reflete fora de nós? 

O universo espiritual deveria fluir gerando uma paz  cada vez maior.  Não deveriam existir contradições.  Deveríamos sempre saber que a matéria vive em função do espírito. O amor deveria inundar e preencher cada vez mais oceanos, continentes e as infinitas cadeias de montanhas.  Cada ser vivente deveria poder voar a cada instante mais feliz no céu maravilhoso do seu mundo interior.  Uma harmonia cada vez mais elevada e luminosa deveria poder fluir entre as células de cada ser vivente envolvendo na sua beleza tudo o que está ao nosso redor.

Quando um navio navega na tempestade, não é importante como está vestido o seu comandante.  O que importa é o seu estado interior, a calma, a capacidade de concentração e a experiência. São eles que determinarão o sucesso ou o eventual desastre.

Neste oceano social em que estamos vivendo, não se evita a tempestade levantando a voz ou procurando impor a própria vontade.  Fazendo isso, se somam à tempestade que nasce da insatisfação que temos dentro, a todo um conjunto de desejos de cidadãos que, como meninos irresponsáveis, querem, gritam, pretendem novas leis, exigem uma sociedade diferente mas, como não sabem que estão sendo vítimas de um furacão de pensamentos que nascem, em muitos casos, da falta parcial ou total  de harmonia interior, só contribuem para o caos! É como se cada músico de uma orquestra quisesse desafinar e tocar a música que lhe der a telha sem saber que se não procurar a harmonia comum a todos, nada poderá ser realizado.

Cada um está lançando no lago imaginário que é a consciência coletiva, pedras, enormes pedaços de rocha. Cada pensamento desarmônico e não natural  só aumenta a agitação do lago e os elementos se agitarão  cada vez mais até o paroxismo! 

Desta maneira, o sol infinito da consciência pura só pode ser cada vez mais fracionado em milhares e milhões de pequenos reflexos. De todas as formas, se todos gritam, eu devo ficar calado.  O exemplo é sempre uma forma altamente  contagiosa!

De fato, os valores ficaram contaminados além de todas as previsões e, o que se requer, não é um golpe de estado com um general com punho de ferro no poder.  Nestas circunstâncias se requer o máximo do ser humano!
A paz não nasce de um diálogo político ou de um compromisso qualquer escrito sobre um pedaço de papel! Ela nasce somente no profundo do coração de cada homem.

O silêncio verdadeiro, o silêncio interior, o hábito da meditação, do desapego, da oração são a base essencial de tudo! A única verdadeira propaganda é o exemplo. A verdadeira voz de justiça nasce de uma profunda harmonia interior.  A justiça verdadeira é um aspecto do Amor.

Sai Baba dizia aos seus estudantes que hoje são milhares:
“ Quando há beleza no coração o caráter é bom.
Quando o caráter é bom, existe harmonia na família.
Quando existe harmonia na família, na nação tem ordem.
Quando há ordem na nação,  a paz reina no mundo.”

Um país feito de gente harmoniosa poderá só ser realmente harmonioso. Então qual é a máxima contribuição que eu posso dar ao meu país?  É o exemplo!  De manhã ao levantar, vou diante do meu espelho interior. Procuro os meus defeitos, as minhas desarmonias, as minhas contradições, os meus pensamentos de apego e os ofereço a Ele.  E Ele, que pode tudo, saberá recebê-los como se fossem flores, e em troca me dará paz, luz e beleza interior. Si terei alcançado corrigir os meus defeitos, Ele me encherá de uma paz insondável e assim terá se criado o exemplo magnético para os demais.  Se eu conseguir magnetizar os outros, terei tido sucesso.  Na realidade porem é Ele que, tocando a Sua flauta mágica, terá soprado as notas da Sinfonia Imortal.  O verdadeiro sonho do devoto é ser aquela flauta, aquele instrumento a Sua disposição.

De qualquer forma sempre a minha consciência saberá de ter feito o seu dever. Se não terei conseguido acabar com aquele lançamento de pedras e pedaços de rocha no lago imaginário da consciência coletiva, terei conseguido acalmar  a agitação do meu lago interior, e aí com a calma mental se refletirá o Sol Infinito da Consciência Pura pois o lago estará virando um belíssimo espelho com um infinito Sol.

A ação luminosa e pura pode só correr ao uníssono com o pensamento e a palavra.  Em outros termos, pensamentos, palavras e ações devem sempre caminhar na mesma direção para poder se espelhar na verdade e na justiça. Qualquer incoerência, falsidade ou engano quebrarão o encanto agitando tanto o lago interior como o oceano da coletividade.
Sempre a luz interior deve ser a faísca e a base da ação luminosa. Somente assim o bem, as forças da Luz e do Amor triunfarão.

É unicamente por isso que estamos aqui. Somos luzes provisoriamente densos e materiais. Somos harmonias potenciais e não nos damos conta disso!  Deveríamos ser como águias que voam com asas fixas, imóveis na beleza total do céu infinito. Deveríamos olhar encantados a magia de um amanhecer mergulhados no encanto daquele grande disco solar. As palavras não podem descrever a Beleza Infinita porem  o coração cresce e os olhos se iluminam. 
        
AMBROGIO VITTADINI

Comments

Popular Posts