Qi Gong – recomendações e curiosidades



Todas as ginásticas energéticas têm recomendações.

Ainda me lembro de que quando apresentei a minha prática de yoga fiz tantas recomendações que soou um pouco estranho.
Mas nunca me arrependi… algumas pessoas precisam de cuidados-extra devido à sua aura e corpo energético específicos.

De facto, alguns dos meus alunos não podem praticar o Yoga Vinyasa (para sua e minha surpresa) enquanto que outros que pensavam não o poder fazer, devido a problemas de saúde, descobriram que se sentem muito melhor devido à mesma prática.

O que acontece nas ginásticas energéticas?

Quando se está a praticar uma rotina de Yoga ou de Qi Gong existem movimentações de energia repentinas e poderosas comparáveis a uma onda elétrica. Gera-se também energia e é assim que se desbloqueia e limpa energeticamente toda a nossa aura.
Esta tempestade com trovões que vai percorrendo o ovo áurico não está isolada do meio circundante já que existe uma ressonância e harmonização entre os acontecimentos energéticos da Natureza e a nossa energia.

Não praticar ao Vento forte, à Chuva e na Trovoada

Por existir, naturalmente, esta harmonização entre os seres humanos e a natureza, os maiores mestres de Qi Gong recomendam que, de forma alguma, não se pratique em tempo de tempestade com trovoada e nem em eclipses lunares e solares.

Do mesmo modo, as melhores alturas para praticar e recolher o Qi na Natureza são a Primavera e o Verão, em dias com brisa suave, já que o vento suave ajuda a transportar o Qi para o interior do nosso corpo, beneficiando com isto todas as células.

Tanto o vento forte como a chuva se podem contornar, praticando numa sala arejada e seca.

Ginásticas energéticas e gravidez

Uma advertência adicional – não praticar na gravidez se nunca se praticou antes e sem um mestre que tenha experiência nessa situação.

A importância de voltar a ser criança

Ainda me lembro de jogar às escondidas. Raramente me encontravam porque, por instinto, ficava imóvel, sem pensar e sem quase respirar… rsrs
Da mesma forma os animais usam esta técnica para caçar e esconderem-se de um predador.
A este estado de espírito do Qi Gong chama-se “vazio”, tendo por símbolo um círculo que representa a volta à energia primordial, a qual só é possível quando reencontramos a nossa inocência e pureza da infância.

A Alquimia interior

Durante a prática do Qi Gong, se estivermos numa disposição de calma, podemos transformar a energia da “água de jade” dos rins na energia da pílula dourada do “fogo” do coração. Cria-se um microciclo interno que permuta yin em yang. Esta permutação é associada à fonte da eterna juventude já que é capaz de renovar um corpo doente e gasto.

Podem ver mais em órbita microcósmica.

Contudo, onde vi a melhor explicação da alquimia interior foi num livro de Liu Dong – Qi Gong, a via da calma.

E foi, também, nesse livro que encontrei uma estória curiosa que relato em seguida…


O verdadeiro Qi Gong nasce do coração de cada um

Lao-Tsé, o grande mestre fundador do Tao, que viveu por volta do séc. VI a. C., tinha uma atitude curiosa para com os seus alunos…

Um dia, disse a um aluno, que já estava com ele há muitos anos, para voltar para sua casa porque já não tinha nada a ensinar. O aluno relutante aceitou o conselho mas, antes de partir, perguntou: - Quando devo voltar.

- Quando tiveres esquecido tudo o que te ensinei.

Uns meses mais tarde o aluno regressou atabalhoadamente e disse: - Mestre, esqueci os vossos movimentos. Ensinai-me de novo…

- Volta a tua casa e reflete bem… - disse ele rindo.

Mais uma vez, o aluno voltou para casa tentando compreender… e voltou passado mais uns tempos.

-Mestre, já faço os movimentos como vós fazeis.

Lao-Tsé olhou impassível e nada respondeu despedindo o aluno com gesto que voltou para casa, mais uma vez, desapontado e deprimido.

Mas uns anos mais tarde, voltou mais uma vez transbordante de felicidade.

- Mestre, venho dizer-vos que agora faço diferente daquilo que vós fazeis.

Lao-Tsé sorriu com ar de quem compreende e disse: - Agora sim, conseguiste!

O que Lao- Tsé nos ensina é que a forma dos movimentos e do corpo não importa mas sim o espírito interior que comanda.

***

Deixo-vos com o Qi Gong da Filha de Jade – desenvolvido por Liu He para tonificar o fígado, alimentar o sangue, dissipar equimoses, tratar de problemas ginecológicos e facilitar a perda de peso. É uma sequência própria para senhoras já que o pontoShan Zhong é estimulado e este é a fonte do sangue. :


Paz e Amor
Curadora64


Copyright © Curadora64 All Rights Reserved. You may copy and redistribute this material so long as you do not alter it in any way, the content remains complete, and you include this copyright notice link:

http://auras-colours-numbers.blogspot.pt/2017/10/qi-gong-recomendacoes-e-curiosidades.html

Comments

Popular Posts