O QUE É CONSCIÊNCIA?

Resultado de imagem para imagens de consciencia

Tudo o que os neurocientistas e pesquisadores do cérebro pensam que sabem sobre o que é a consciência, está sendo abalado por descobertas na vanguarda da ciência e da medicina.



O que é consciência? E a mente? Se o mundo é vibração, a mente e a consciência também são uma forma de vibração? 



Ou pelo contrário, todas as vibrações, o mundo observado, são uma manifestação da mente e da consciência humana?
Somos um corpo que gera o fluxo de sensações que chamamos de consciência, ou somos uma consciência associada a um cérebro e corpo que a exibe?

Temos consciência, ou somos consciência? 
Como a nossa consciência é a base da nossa identidade, não sabemos quem somos.

A consciência humana pode ser uma espécie de ilusão, um conjunto de sensações produzidas pelo funcionamento do nosso cérebro. Mas também pode ser que o nosso corpo seja um veículo, um transmissor de uma consciência que é a realidade fundamental do mundo. 


O mundo poderia ser material, e a mente poderia ser uma ilusão. Ou o mundo poderia ser consciência, e a materialidade do mundo poderia ser a ilusão.
A consciência é um elemento real no mundo real. O corpo e o cérebro não produzem consciência; eles a exibem. E não cessa quando a vida no corpo cessa. A mente e a consciência são um reflexo, uma projeção, uma manifestação da inteligência que "in-forma" o mundo. 


Se a mente é um elemento real no mundo real apenas manifestado em vez de produzido pelo cérebro, também pode existir sem o cérebro. A experiência de quase-morte (EQM) é evidência disso. 
Bertrand Russell, filósofo inglês, era um cético sobre a sobrevivência da mente ou da alma além do corpo. No entanto, depois que ele morreu, transmitiu a seguinte mensagem para a medium Rosemary Brown. “Depois de dar meu último suspiro no meu corpo mortal, encontrei-me em algum tipo de extensão da existência que não tinha paralelo na dimensão material que eu tinha experimentado recentemente - eu ocupo um corpo com semelhanças com o físico que eu tinha, mas agora esse corpo parece muito volátil e capaz de mover-se em qualquer direção com o mínimo de esforço. ...”

DO MATERIAL AO INFINITO


Os místicos e os xamãs sabem que isso é verdade há milênios, e os artistas e as pessoas espirituais também ... A redescoberta na vanguarda da ciência da consciência de que o cérebro seria como uma turbina geradora de eletricidade. A turbina é material, enquanto a corrente que ela gera não é (ou não é estritamente). Do mesmo modo, o cérebro pode ser material, mesmo que a consciência que gera provar ser algo que não é material.


À primeira vista, isso faz sentido. Em um segundo olhar, no entanto... Como um cérebro material pode gerar um fluxo verdadeiramente imaterial de sensações? Existe outra possibilidade: a mente é um elemento real no mundo real e não é produzida pelo cérebro; é manifestada e exibida pelo cérebro.

UM MUNDO IN-FORMADO


A consciência é um elemento fundamental no Universo – Universo que sabemos agora, não é um domínio da matéria que se desloca no espaço passivo, e tempo que flui indiferentemente; é um mar de vibrações coerentes. Essas vibrações nos dão o fenômeno de realidades físicas como, átomos, sistemas solares e galáxias, e também das realidades não-físicas: mente e consciência.
O mundo físico é um domínio, um segmento e, portanto, uma manifestação da inteligência do cosmos. As vibrações que produzem os fenômenos físicos e não físicos, incluindo a mente e a consciência humana, são parte da realidade do mundo, um mundo que é formado e manifesta a inteligência que não é apenas "do" cosmos, mas é o Cosmos.

INTELIGÊNCIA CÓSMICA E PRIMAZIA DA CONSCIÊNCIA


As vibrações que manifestam a inteligência cósmica têm um aspecto físico e não físico - todo conjunto de vibrações é um fenômeno físico, um padrão de vibração no espaço e no tempo. Os fenômenos que aparecem como consciência são manifestados por vibrações. A consciência é, e sempre esteve, presente em todos os aglomerados, e galáxias. Não se limita a pessoas com cérebro complexo e sistema nervoso - aos animais também ...

Os clusters (aglomerados) que manifestam a consciência no universo não foram produto do acaso. Cálculos relevantes para as teorias da ciência da consciência mostram que uma mistura aleatória das proteínas que constituem o DNA da mosca da fruta teria levado mais tempo do que estava disponível desde o Big Bang. Há algo no Universo - uma mente, um princípio ou uma inteligência - que ordena e "in-forma" os fenômenos que estruturam e sustentam os fenômenos que observamos no mundo. O modo desta "formação" é o conjunto das leis que governam os acontecimentos no universo.

Einstein escreveu: "Todos os que estão seriamente envolvidos na busca da ciência se convencem de que um espírito é manifesto nas leis do Universo - um espírito muito superior ao do homem e um diante do qual nós com nossos poderes modernos devemos nos sentir humildes."
Planck chegou à mesma conclusão - disse que devemos assumir a presença de uma inteligência atrás das vibrações que constituem os núcleos dos átomos. Essa deve ser uma inteligência universal. É a inteligência que não só mantém o próton e o nêutron nos núcleos dos átomos, mas mantém os átomos nas moléculas, e as moléculas nas estruturas multimoleculares que são os objetos físicos do universo observado.

Temos razões para sustentar que uma inteligência cósmica também se manifesta nas nossas. Elas resultam da decodificação do nosso cérebro das vibrações em nosso ambiente. Além dos dados dos sentidos, há imagens e intuições, experiências e tons de sensação que não estão decodificando as vibrações ambientais pelos nossos olhos e ouvidos: são elementos de consciência "transcendentais". – que emergem quando as operações cotidianas do cérebro são desaceleradas. 
O cérebro de alguns curadores psíquicos é conhecido por descer para esta região enquanto eles estão envolvidos na cura. E os líderes espirituais durante a meditação profunda também funcionam nesta região, sem estarem em sono profundo.

Texto baseado em:
The Immortal Mind: Science and the Continuity of Consciousness, Além do cérebro (autorizado)
por Ervin Laszlo.


Cientista de sistemas, teórico e pianista. Duas vezes nomeado para o Prêmio Nobel da Paz, ele é o fundador e presidente do internacional do Clube do Pensamento de Budapeste, bem como do Centro de Estudos Avançados. Ele mora na Toscana. Visite seu site: ervinlaszlo.com

Tradução de trechos por Vilma Capuano

Comments

Popular Posts