OBJETIVO ESPIRITUALIDADE


Porque a gente fala de espiritualidade? Para que serve? A gente gosta disso? Nem sempre.
E quais são os meios para transformar a nossa maneira de ser, para afastarmos do mundo dual e pensar mais no alem.

No Ocidente a gente fala muito em oração. No oriente os devotos meditam, cultuam o silêncio ou repetem o nome de Deus.

O grande Ramana Maharshi que veio de uma família da alta sociedade Indiana, frequentava os colégios Ingleses, de jovem era um rapaz que gostava muito de esportes, de lutas e de relações públicas. Um dia alguém muito importante para ele faleceu. Aí Ramana começou a se fazer muitas perguntas. “Quem sou eu?” “De onde venho?” “Aonde vou?” “O que é isto tudo?” etc. Aí ele entendeu que os valores desta vida material contam pouco pois, em algum momento, acabam. Mas então o que é que fica?!

A vida atual é Luz sim mas é como um caleidoscópio. Nela a gente vê muitas fantasias, justamente o mundo dual com todos os seres individuais. A medida que conseguirmos afastar todo este caleidoscópio vai progressivamente aparecendo mais LUZ, as fantasias desaparecem, os indivíduos perdem valor e acabará ficando somente um único Sol que pode ser visto como UM, Único, Maravilhoso e Infinito. Disso nasce a necessidade de fazer SADHANA, quer dizer, disciplina espiritual.

O que significa orar? Usar palavras para conseguir algum tipo de transformação.

O que implica a meditação? Silêncio, capacidade de esvaziar a mente para ver cada vez mais LUZ. Harmonia e Paz. Pode ser útil a nível físico, mental, emocional ou mais profundamente a nível interior dependendo do tipo de vibrações mais ou menos elevadas. Sai Baba aconselha aos Seus estudantes, nos Seus colégios de fazer NAMASMARA(repetição do nome de Deus). Pode ser uma atividade mental ou também escrita. Eu já vi meninos completar cadernos escrevendo por exemplo “OM SAI RAM OM SAI RAM OM SAI RAM etc.” em todo o caderno.

Voltamos agora a Ramana Maharshi. Ele achava que a palavra não serve! Só o Silêncio! Contam que uma vez o grande Mahatma Gandhi foi visitar este grande sábio. De manhã cedo Gandhi chegou e sentou ao lado d’Ele. Passou todo o dia e nem uma palavra. A um determinado momento Ramana disse: “Sim!” Só isso ! Gandhi se levantou e foi embora. Perguntaram a ele porque foi embora. Ele disse: “Eu queria saber si ele aprovava as minhas atividades e ele respondeu!”

Sintetizando a mente é o grande obstáculo. Ela nos engana e nos leva pelo caminho errado. Hoje em dia o homem criou os meios de comunicação de massa que levam a todos fora do caminho certo. Chegamos a pensar que dinheiro é importante, que consumismo é uma opção de vida e esquecemos por completo o que é isto tudo, o que estamos fazendo nesta dimensão material e não nos damos conta que quanto mais mergulhamos neste mundo dual e limitado, mais tristes ficamos! Tem gente que chega a suicidar-se e o problema não é necessariamente o dinheiro. Há ricos, milionários que se suicidam. Sai Baba sempre nos diz: ” BE HAPPY!” (Sejam Felizes! Fiquem Felizes!) A Harmonia interior é importantíssima. Doar com prazer nos faz cada vez mais felizes. Doar é uma ocasião belíssima para Amar!

Precisamos ficar cada vez mais conscientes que os valores infinitos do verdadeiro Ser possam ir se formando, transformando a nossa vida cada vez mais num canto ou numa dança fazendo nos perder os sentidos individuais. Os pensamentos deveriam depois perder importância para poder iluminar cada vez mais o nosso ser. Deveriam literalmente sumir para coroar completamente o sucesso da Luz, da Paz e do Amor.

A meditação é a visão oriental que nos convida cada vez mais aos Silêncio Interior como forma para caminhar em direção da LUZ, da Paz e do Amor.

Todos estamos desejando alcançar esses objetivos espirituais.

Nos falam de muitas sendas porem nem sempre é fácil entender em que maneira fazer isso. A ideia é entender o que é isso tudo e caminhar da maneira que acharmos mais conveniente. Há estruturas espirituais ou instituições religiosas que ensinam o que fazer e é bom nascer em famílias ligadas a estes entes espirituais pois nos ajudam no caminho aos valores corretos. Porem acho que depois, isso tudo pertence ao devoto. È ele que deve decidir o que fazer, que atitude tomar para crescer e virar Luz, Paz e Amor. Cada caso é um caso. A viagem interior não é igual para todos por isso cada ser deve fazer a sua escolha. Para aprender a cantar e a dançar é preciso que alguém nos ensine os rudimentos porem depois para crescer neste mundo somos nós que devemos decidir o que fazer, como e quando fazer. 

 Ninguém ensina a beleza, a harmonia profunda e os valores artísticos. Isso tudo nasce dentro, em nosso mundo interior e somente assim a verdadeira arte, a Luz e o encanto da poesia podem brotar do nosso ser interior. Na realidade profunda, tudo aparece mágico, no encanto do Silencio Infinito. É só assim, com a ajuda da Graça Divina, que o Amor pode triunfar, envolver todo o nosso ser e revelar-se como o UM INFINITO mais lindo que “mil milhões de sois” como dizem as Sagradas Escrituras Indianas. O triunfo da vida nasce lá, no profundo do nosso Ser e é lá, naquela Paz Infinita que o nosso Mestre nos ensina a magia grandiosa do UM INFINITO doando para nós a Sua Graça Infinita.

 AMBROGIO VITTADINI

Comments

Popular Posts