Saúde e Energia - O Fígado e o alcoolismo




fígado em falência devido ao alcoolismo

Este artigo vai assustar muita gente mas, se calhar, é bom que assim seja... :)


O Fígado é um dos órgãos mais incompreendidos do nosso corpo tem uma função de dissolução e criação, numa palavra: transmutação. Este órgão transmutador que energeticamente trabalha em 4 chakras diferentes é infatigável. Desde tempos imemoriais que sabemos que as verdadeiras curas se dão sempre com o auxilio da sua energia e do seu trabalho transmutador.

Ciclo Energético do Fígado



A energia do fígado quando transmutada, “aparecendo” no chakra raiz, sobe até ao chakra laríngeo e atravessa as três naturezas do Homem e os seus seis corpos: material; astral, energética e emocional; causal e búdico.

A origem desta energia é divina e Crística, produzindo-se com o auxilio dos quatro reinos dos elementais e é devolvida ao “grande reino elemental unificado” da energia etérica quando chega ao chakra laríngeo.

Quando a energia deste órgão circula convenientemente vai captar a energia que a Terra lhe proporciona no chakra raiz e, depois iniciando a dissolução dessa energia mais densa em partículas mais subtis, direcciona estas para o chakra do plexo solar. 

Este direcciona-as para o chakra cardíaco – através do corpo astral e, segundo a energia que o corpo emocional lhe pede, seguindo a linha de processos kármicos pré-estabelecidos – e este, por sua vez, envia-a para o chakra laríngeo. Por isso se diz que os chakras raiz e laríngeo estão ligados energeticamente.

Para uma boa saúde física, emocional e psíquica este ciclo deve completar-se e revelar-se na aura.

Uma certa cor vermelha na aura aparece quando a pessoa ainda não transmuta a energia do chakra raiz.
Quando um certo tipo de amarelo aparece já existe a transmutação em energia subtil que vai ser direccionada para o plexo solar.

A cor verde aparece quando a pessoa, devido ao nível evolutivo atingido, consegue transmutar a energia até ao cardíaco e tem uma vida na qual tem objectivos e projectos definidos. Existe aí uma actividade mental considerável.

A cor azul de um certo tipo aparece na aura quando o corpo emocional evoluiu de emoções e desejos, presentes nos códigos kármicos, para sentimentos superiores. A pessoa começa a ter consciência do seu próprio poder espiritual porque já tem acesso consciente ao corpo causal e ao início do corpo búdico.

Alcoolismo – os efeitos espirituais

A energia do corpo búdico não consegue penetrar na densidade da energia que envolve alguém cujo fígado não faz uma básica devolução da energia primordial da Terra, presente ordinariamente no chakra raiz. 

É isto que acontece quando se está muito intoxicado com o quer que seja: alimentos, drogas ou álcool. Mais ainda, pode-se ser presa fácil de energias densas de pessoas já falecidas; ser utilizado por energias de pensamentos forma gerados inconscientemente, ou mesmo conscientemente, que andem à solta pelo plano astral à procura de satisfação e divertimento; etc.. O circo de horrores não acaba no plano psíquico...

Mas no plano físico, também não é melhor, já que um problema de fígado grande pode ter vários efeitos secundários, desde a falta de mobilidade até a problemas graves de pele e intestinos passando pelo coração até à inevitável cirrose.

Deixo aqui o que vi no I.P.O., em ascite terminal, não é agradável de se ver:



O que fazer?
Em primeiro lugar uma boa alimentação e hidratação é fundamental mas o movimento é crucial por isso sugiro o...

*yoga

Uma boa postura de yoga para ajudar esta linha de comunicação é a Eka pada Raja Kapotasana que significa, em sânscrito, postura do Rei Pombo sobre um pé.


Nesta imagem vê-se a energia gerada pela postura ao nível dos chakras inferiores.

Neste link podem ver algumas posturas intermédias que preparam o corpo para esta posição que já é considerada avançada.

Como fazer corretamente (faça com as duas pernas):




A MTC diz…


Na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) o fígado comanda muitas funções, especialmente as relacionadas com as emoções, com o metabolismo, com a visão, com a sexualidade e com os tendões, e é responsável pela forma como nos relacionamos com o exterior. Uma comunicação com assertividade, directa, adequada, sem agressividade, aberta e franca, é sinal de um bom fluxo do Qi assegurado pelo fígado. O exibicionismo ou a timidez por exemplo são sinais de desequilíbrio deste órgão. 

O horário de maior actividade do fígado segundo o relógio dos órgãos da MTC é das 23 h às 3 h da madrugada, o que significa que a esta hora o Fígado possui mais energia para desintoxicar e para renovar o sangue, dai ser muito importante dormir nesse período horário. 

Estar acordado e demasiado activo a esta hora priva este órgão de repousar. Ao ingerir alimentos ácidos ou álcool à noite ou, até mesmo, fazer um jantar copioso e tardio, vai fazer com que a energia que seria usada regenerar o sangue seja usada no processo digestivo. E, porque a regeneração diária não acontece e o sangue não é renovado, a mente (que é alimentada pelo sangue), passa de um registo de abertura e criatividade, para uma forma mais tensa e fechada de funcionar…

Na MTC cada órgão está associado a uma cor que se manifesta no corpo normalmente em situação de desequilíbrio e que nos dá indicação de qual está afectado. 

Também cada sabor influencia mais especificamente um órgão e contribui para o estimular e ajudar, mas em excesso também o pode destruir. No caso do fígado está associado a cor verde e o sabor ácido. Alimentos mais ácidos podem ajudar a ter mais foco, mas em excesso fazem a mente não conseguir lidar com o stress, provocando o efeito inverso – a desorientação e irritabilidade.

Em relação especificamente ao álcool ele é considerado no geral (porque há excepções) de sabor picante e de natureza quente. Produz, quando ingerido com regularidade, a acumulação de humidade e calor tóxicos no organismo.

Em Medicina Chinesa tudo o que seja muito quente e húmido (muitos fritos, açúcares refinados, álcool, etc) colocam no organismo e nas vias de desintoxicação do fígado uma grande sobrecarga o que gera muito calor interno. A ressaca no dia a seguir à ingestão excessiva de álcool, por exemplo, é sobretudo uma grande desidratação interna.

Em pequena quantidade o álcool estimula os pulmões que sofrem acção do sabor picante (aquela sensação de aquecimento interno ao nível do peito é indicativa disso), mas num segundo tempo e se houver uso abusivo e repetitivo vai causar a destruição do fígado - segundo a lei da destruição na MTC, o pulmão em excesso destrói o fígado. Podendo levar assim em caso de agressão constante (como no caso de alcoolismo), ao aparecimento de uma cirrose ou outra doença do tipo ascite – acumulação de líquido no abdómen. 

Vários outros órgãos serão também afectados como é o caso do baço, do estômago, do coração, rins, etc., transformando-se numa doença de difícil tratamento ou mesmo incurável.


Sabia que…

O elixir medicinal ou vinho medicinal é uma invenção atribuída aos chineses. É uma mistura perfeita das ervas usadas na medicina tradicional chinesa com álcool, que é um bom solvente orgânico, que facilita a dissolução dos diversos ingredientes e favorece a expressão das suas essências.

Deixo-vos com um filme sobre a prática das 8 jóias do Chi Kung. Composto por 8 movimentos distintos, em especial o terceiro que é de regularização de todo o sistema digestivo, incluído Fígado, Baço, Pâncreas e Estômago. Dizem os Chineses que esta prática completa afasta as 100 doenças do Ser.





Paz e Amor
Curadora64 & Red Dragon

Copyright © Curadora64 All Rights Reserved. You may copy and redistribute this material so long as you do not alter it in any way, the content remains complete, and you include this copyright notice link:


Saúde e Energia - O Fígado e o alcoolismoauras-colours-numbers.blogspot.pt/2018/01/saude-e-energia-o-figado-e-o-alcoolismo.html

Comments

Popular Posts