TRAUMAS SÃO TRANSMITIDOS POR GERAÇÕES ATRAVÉS DOS GENES. Por Rodrigo Romo.




Amigos e alunos,

Compartilhamos com vocês dois artigos sobre epigenética, que estuda como os genes podem ser modificados e transferidos por gerações a partir das experiências e traumas vividos por nossos pais, avós e antepassados.
Estas informações são úteis para que vocês compreendam o que temos falado há anos, tanto em livros como em cursos, que a memória celular de nossos antepassados (ancestralidade) se mantém na atualidade e assume um papel importante quando ativada ou reativada quando assumimos novos contratos e laços cármicos. Quando baseados especialmente no medo e na culpa. E quanto mais o indivíduo reencarna, mais ele assume traços do histórico encarnacional traumático das gerações anteriores que são transferidos para o corpo físico encarnado, através da memória celular impressa em seus corpos sutis inferiores.

Por isso, compreendam que a reencarnação é um conceito de aprisionamento que perdeu o sentido, impedindo que a humanidade siga adiante em seu processo ascensional, assumindo sua trajetória em outras realidades, outros mundos e universos.


Má notícia: o trauma pode ser herdado. A boa – a resiliência também.

Artigo traduzido pelo Portal Shtareer de BIG THINK (link)

Normalmente compreendemos de onde vêm nossas características físicas. Podemos ter os olhos da nossa mãe ou o queixo do pai. Mas quando se trata de traços de personalidade, tendemos a pensar que eles são nossos. Os psicólogos vão um passo além. Eles vêem, por exemplo, a ansiedade ou depressão, como decorrentes de experiências pessoais que nos moldaram. Alguns estudos, no entanto, vão ainda mais longe, explicando que certas características são de fato transmitidas pelos pais ou até pelos avós.

Neurose, ansiedade, espírito aventureiro, podem ser herdados? Essa foi a pergunta nas mentes de dois pesquisadores em 1992. Então o biólogo molecular e geneticista Moshe Szyf e o neurobiólogo Michael Meaney, ambos da Universidade McGill de Montreal, se encontraram depois de uma conferência. Eles começaram a discutir características hereditárias e Meaney teorizou que certos traços emocionais poderiam ser transmitidos através de genes dentro do cérebro. Szyf, embora cético, ficou intrigado.

O DNA habita o núcleo das células. Desde a década de 1970, cientistas questionam o que determina a cada célula quais genes ela irá transcrever e descartar outros. Descobriu-se que as moléculas do grupo “metil” destinavam certos genes, marcando-os para a transcrição. Por causa da descoberta desses grupos metílicos e sua posição, cada um posicionado ao lado de um gene correspondente, o campo da epigenética surgiu. O prefixo grego epi significa mais de. Inicialmente, pensava-se que as alterações epigenéticas ocorressem apenas no estágio fetal da vida. Com o tempo, os cientistas descobriram que mudanças na dieta, exposição a certos elementos do ambiente e outros encontros também alteravam nosso DNA.


Representação artística da metilação do DNA. Por Christoph Bock (Instituto Max Planck de Informática) – Trabalho próprio, CC BY-SA 3.0

O que o Prof. Meaney sugeriu foi: um pai que sofreu um trauma poderia ter certas mudanças em seu cérebro que poderiam levar a mudanças epigenéticas que seriam transmitidas, habitando os neurônios do cérebro de seus filhos ou até mesmo seus netos. Esse estado repetitivo trazia um campo totalmente novo, a epigenética comportamental. Isso significa que se você teve um pai ou avô que viveu um genocídio, uma guerra, viu alguém ser assassinado, ou que sofreu um trauma diferente, digamos, nas mãos de um pai abusivo ou negligente, você carrega traços que poderão impactar emocionalmente seus genes.

Um avô que foi negligenciado durante a infância, por exemplo, pode ter sofrido depressão, e assim passou essa predisposição adiante. Isso funciona no sentido positivo também. Se seu avô teve pais amorosos e carinhosos, você obtém um impulso genético no sentido psicológico e comportamental. Até onde vai essa influência epigenética? É muito difícil de analisar, mesmo para os cientistas.

Meaney foi capaz de provar que certos traços emocionais foram transmitidos estudando ratos fêmeas e seus filhotes. Ele e seus colegas coletaram dados desde a década de 1950. Os ratos tratados pelos pesquisadores, por apenas cinco minutos por dia, durante as primeiras semanas após o nascimento, ficaram mais calmos e menos estressados ​​do que aqueles que nunca foram tratados. Meaney e seus colegas descobriram que isso não se devia ao manuseio humano.

Em vez disso, os ratos-mãe eram mais propensos a cuidar dos filhotes depois que os humanos os tocavam. Elas também permitiam que os filhotes mamassem por mais tempo. Essa atenção extra resultou em filhotes mais ajustados. Meaney mostrou que quanto mais atenção um rato infantil recebia, menor era o nível de hormônio do estresse na vida adulta. Ele disse: “O que tínhamos feito até aquele momento foi identificar o cuidado maternal e sua influência em genes específicos”. Foi depois desse experimento que Meaney conheceu Szyf.


Refugiados, sobreviventes de catástrofes e guerras, órfãos. Aqueles que suportam experiências dramáticas passam as mudanças epigenéticas para os seus descendentes.

O par de cientistas realizou uma série de experimentos. Eles começaram selecionando ratos mãe altamente atenciosos e aqueles que eram negligentes. Os filhos de mães negligentes eram mais ansiosos e facilmente assustados. Os pesquisadores pegaram os filhotes desses ratos na idade adulta e examinaram seus cérebros, especificamente o hipocampo. Esta é a área que tem a ver com o estresse, a ansiedade e a formação de memórias.

Aqueles que tiveram mães negligentes tiveram mudanças observáveis ​​na metilação dos genes lá. Essas mudanças produziram mais receptores de glicocorticóides, que interagem com o hormônio do estresse. Mais deles significa uma maior sensibilidade ao estresse. Aqueles com mães diligentes não exibiram tais mudanças.

Em seguida, Meaney e Szyf levaram um grupo de filhotes criados por mães negligentes. Eles injetaram em seus cérebros uma droga chamada tricostatina A. Isso remove os grupos metil. Nenhum traço de insegurança visto em suas mães foi encontrado neste grupo. Seus cérebros foram novamente examinados, e nenhuma mudança epigenética foi encontrada. “Foi como reiniciar um computador”, disse Szyf.

Em um estudo de 2008, a dupla descobriu que ratos mãe negligentes tinham menos receptores de estrogênio no cérebro. Quando a prole feminina amadureceu, isso resultou em menos receptores de estrogênio em seus cérebros, o que levou à negligência de seus próprios filhotes. Meaney e Szyf descobriram o que agora é chamado de herança pós-natal, ou mudanças epigenéticas do ambiente que são escritas em nosso DNA, e então passadas para a próxima geração. Estes dois cientistas publicaram 24 artigos sobre o assunto desde então.

Em seguida, os pesquisadores passaram para os estudos em humanos. Em um estudo de 2008, Meaney e Szyf examinaram os cérebros daqueles que cometeram suicídio e os compararam com os que morreram por outros motivos. Entre os suicidas, os genes neurais no hipocampo mostraram metilação excessiva. Já que seus cérebros estavam tão metilados, os pesquisadores concluíram que os indivíduos suicidas deveriam ter sido abusados ​​quando crianças. É por isso que alguém que teve pais negligentes ou abusivos deve lutar para superar o trauma que sofreu. Grupos metílicos em seus genes neurais os ligam a sentimentos de ansiedade, desesperança, mal-estar ou preocupação. É claro que, devido a preocupações éticas, examinar os cérebros dos seres humanos vivos está fora de questão. O professor Szyf, no entanto, localizou sinais de metilação epigenética em amostras de sangue.

Em um experimento, Szy e pesquisadores de Yale recrutaram 14 crianças russas criadas em um orfanato e outras 14 criadas por seus pais, retirando amostras de sangue para exame. Os órfãos tinham muito mais metilação do que aqueles que foram criados por seus pais. Áreas do cérebro importantes para comunicação e desenvolvimento cerebral foram as mais afetadas.

O estudo concluiu que a separação de pais biológicos causa estresse precoce que afeta o genoma da pessoa a longo prazo. Isso, por sua vez, poderia explicar por que as crianças adotadas podem ser mais suscetíveis a danos causados ​​por estilos parentais severos, por parte dos pais adotivos. A coautora do estudo, a psicóloga Elena Grigorenko, escreveu: “As crianças adotadas podem demandar cuidados muito mais estimulantes para reverter essas mudanças na regulação do genoma”.

A revelação mais empolgante foi de um estudo realizado no ano passado no hospital Mount Sinai, em Nova York (link). 32 sobreviventes do holocausto e seus filhos tiveram seus genes analisados. Uma etiqueta de metilação foi encontrada em um gene relacionado ao estresse em pais e filhos. “As alterações genéticas nas crianças só poderiam ser atribuídas à exposição do Holocausto nos pais”, disse Rachel Yehuda, pesquisadores-líderes do estudo.

Mais pesquisas devem ser feitas para entender os processos envolvidos. Como as mudanças epigenéticas são passadas dos pais para os descendentes ainda permanecem desconhecidas. Embora possamos achar desesperador o fato de nossos pais ou avós estarem vivendo em nós, o Prof. Yehuda diz que outras marcas de metilação relacionadas podem nos tornar mais resilientes, o que poderia ser transmitido também.

Alguns pesquisadores dão um passo adiante. Pode ser que muitas ou mesmo a maioria de nossas tendências emocionais e psicológicas, sejam intelectuais ou táteis, comunicativas ou quietas, emocionais ou austeras, esquecidas ou possuam uma memória perfeita, possam todas surgir de mudanças epigenéticas transmitidas de nossos ancestrais. Além disso, esse avanço pode levar a grandes mudanças na maneira como tratamos as condições psiquiátricas. A indústria farmacêutica e pequenas startups de biotecnologia já estão à procura de compostos, na esperança de lançar a próxima geração de medicamentos para transtornos psiquiátricos.

Cientistas observaram memórias epigenéticas sendo transmitidas por 14 gerações

Traduzido por Portal Shtareer do original em Inglês (fonte) – www.sciencealert.com

O mais importante conjunto de instruções genéticas que todos recebemos vem do nosso DNA, transmitido através de gerações. Mas o ambiente em que vivemos também pode fazer mudanças genéticas. No ano passado, pesquisadores descobriram que esse tipo de mudança genética ambiental pode ser transmitida por 14 gerações em um animal – o maior período já observado em uma criatura, neste caso, uma dinastia de nematóides de C. elegans (lombrigas).

Para estudar por quanto tempo o ambiente pode deixar uma marca na expressão genética, uma equipe liderada por cientistas da Organização Européia de Biologia Molecular (EMBO) na Espanha levou vermes nematoides geneticamente modificados que carregam um transgene para uma proteína fluorescente. Quando ativado, esse gene faz os vermes brilharem sob luz ultravioleta.

Então, eles fizeram uma alteração no ambiente para os nematoides, alterando a temperatura de seus recipientes. Quando a equipe mantinha os nematoides a 20° C (68° F), eles mediam a baixa atividade do transgene – o que significava que os vermes quase não brilhavam.

Mas ao mover os vermes para um clima mais quente de 25° C (77° F), eles de repente se acenderam como pequenas árvores de Natal, o que significava que o gene da fluorescência havia se torando muito mais ativo. Suas férias tropicais não duraram muito tempo, no entanto. Os vermes foram transferidos de volta para temperaturas mais baixas para ver o que aconteceria com a atividade do gene de fluorescência. Surpreendentemente, eles continuaram a brilhar intensamente, sugerindo que estavam mantendo uma ‘memória ambiental’ do clima mais quente – e que o transgene ainda era altamente ativo.

Além disso, essa memória foi passada para seus filhos por sete gerações brilhantes, nenhuma das quais experimentou as temperaturas mais quentes. Os vermes bebês herdaram essa mudança epigenética através dos óvulos e espermatozoides.

A equipe levou os resultados ainda mais longe – quando eles mantiveram cinco gerações de nematóides a 25° C (77° F) e depois baniram seus descendentes para temperaturas mais frias, os vermes continuaram a ter atividade transgênica mais alta por 14 gerações sem precedentes. Esses cientistas foram os que observaram pelo maior período a passagem de uma mudança genética induzida pelo meio ambiente. Normalmente, as mudanças ambientais na expressão genética duram apenas algumas gerações. “Não sabemos exatamente por que isso acontece, mas pode ser uma forma de planejamento biológico”, disse um dos integrantes da equipe, Adam Klosin, da EMBO, e da Universidade Pompeu Fabra, na Espanha.

“Os vermes possuem vida curta, então talvez eles estejam transmitindo memórias de condições passadas para ajudar seus descendentes a prever como seria seu ambiente no futuro”, acrescentou a co-pesquisadora Tanya Vavouri, do Instituto de Pesquisa de Leucemia Josep Carreras, na Espanha.

Há uma razão pela qual os cientistas se voltam para C. elegans como um organismo modelo – afinal, essas 14 gerações levariam apenas 50 dias para se desenvolver, mas ainda podem nos dar importantes pistas sobre como a mudança genética ambiental é transmitida em outros animais, incluindo humanos.

Existem muitos exemplos desse fenômeno em vermes e camundongos, mas o estudo da herança epigenética ambiental em humanos é um tópico muito debatido, e ainda há muita coisa que não sabemos. “Os efeitos herdados em humanos são difíceis de medir devido aos longos tempos de geração e à dificuldade em manter registros precisos”, afirmou uma recente análise da herança epigenética. Mas algumas pesquisas sugerem que os eventos em nossas vidas podem, de fato, afetar o desenvolvimento de nossos filhos e talvez até de netos – tudo isso sem mudar o DNA.

Por exemplo, estudos mostraram que tanto os filhos quanto os netos de mulheres que sobreviveram à fome holandesa de 1944-45 tiveram maior intolerância à glicose na vida adulta. Outros pesquisadores descobriram que os descendentes de sobreviventes do Holocausto têm níveis mais baixos do hormônio cortisol, o que ajuda seu corpo a se recuperar após o trauma.

O estudo de 2017 sobre nematoides é um passo importante para entender mais sobre nossa própria herança epigenética – especialmente porque ela serve como uma demonstração notável de quão duradouros esses efeitos intergeracionais podem ser.

Os resultados foram publicados na revista Science (link).



Conheça mais vídeos em: https://gumroad.com/rodrigoromo


http://anjodeluz.ning.com/profiles/blog/show?id=867289%3ABlogPost%3A4360496&xgs=1&xg_source=msg_share_post

Comments

Popular Posts