Conheça os principais sintomas da angústia existencial



A angústia é resultante do excesso de questionamentos, incertezas e cobranças pessoais.

Aperto no peito, sensação de vazio, sufocamento, inquietação, descontentamento e ansiedade.
A angústia é uma manifestação emocional perturbadora e incômoda que, por se manifestar por meio de sintomas similares a outros problemas, é muito confundida com ansiedade, pânico, depressão e problemas cardíacos.

A angústia é resultante do excesso de questionamentos, incertezas e cobranças pessoais. A busca constante por respostas existenciais, o sentimento de culpa, a frustração e o medo são outros fatores que também podem trazer a sensação de angústia.
Os dois lados da angústia

A angústia pode estar relacionada a dois fatores principais que trazem consequências diferentes, podendo paralisar ou impulsionar a vida de uma pessoa. Em geral, a angústia pode ser resultante de alguma questão emocional mal resolvida ou a problemas existenciais.

No primeiro caso, a angústia é um sinal de que existe um conflito interior que não foi tratado corretamente e está impedindo o indivíduo de agir, podendo desencadear uma depressão. A angústia associada a questões existenciais, por sua vez, tem relação com os questionamentos naturais do ser humano, e tem o poder de impulsionar e fazer o indivíduo agir.

Principais sintomas da angústia

Dificuldade para tomar decisões conscientes;
Irritabilidade;
Alterações no sono;
Preocupação excessiva;
Dificuldade de concentração;
Tristeza e desânimo;
Sensação de caos interior;
Sensação de aperto, dor no peito e na garganta;
Batimentos do coração rápidos e descontrolados;
Sensação de sufocamento, com dificuldade em respirar;
Inquietação constante;
Dor de cabeça permanente;
Pensamentos negativos e intrusivos;
Crises de medo e ansiedade;
Palpitações, falta de ar, tremor nas mãos;
Contraturas musculares e dores no corpo.
A busca constante por respostas

Imagine se você já tivesse alcançado todos os seus sonhos e encontrado todas as respostas para seus questionamentos. O que te impulsionaria a agir? Qual seria o seu propósito ao acordar todos os dias se tudo já tivesse acontecido para você?

É da natureza humana buscar respostas. Porém, a resposta para questões existenciais nem sempre são imediatas, sendo que geralmente são encontradas apenas por meio das experiências de vida. Quando o indivíduo não respeita o processo natural de evolução e quer todas as respostas o mais rápido possível, acaba vivendo em descontentamento.

Quando se sentir angustiado, pare e reflita sobre a origem deste sentimento. Não ignore o problema e, caso não consiga se resolver sozinho, não hesite em procurar ajuda profissional.

Desenvolva sua Inteligência Emocional, resolva os conflitos emocionais que surgem na sua vida, não deixando nada pendente. Faça as mudanças que a vida pede, abrace as oportunidades e viva o momento presente enquanto as respostas não chegam. Essas são chaves essenciais para não sentir o vazio da angústia e usá-la como fonte de impulso.

Por: Equipe SBie
http://www.sbie.com.br/blog/conheca-os-principais-sintomas-da-angustia-existencial/

Comments

Popular Posts