COMUNICAÇÃO

Resultado de imagem para imagens de comunicação
Uma pessoa fala. Quem está escutando pensa e depois responde. Isso é comunicar.
Se uma pessoa falasse e o outro respondesse sem seguir a lógica do discurso que está ouvindo, estaria criando falta de comunicação, incompreensão e tudo tomaria um rumo absurdo e sem sentido. Com certeza tem ate gente que está só interessada em falar. Infelizmente isso é algo que acontece nesta sociedade com certa facilidade. Os meios de comunicação também, muitas vezes, dizem coisas com o objetivo não de informar e sim de desinformar, impor e forçar, na mente das pessoas, coisas, fatos, ideias políticas, etc. 

Isso é muito usado a nível comercial para vender produtos, fantasias ou interesses de qualquer tipo. Parece que este comportamento muitas vezes entrou ate na vida diária de todos nós de uma forma sutil dando assim lugar a discursos entre surdos. As pessoas falam e quase não se preocupam se o outro responde e o que responde.

Depois veio a internet. Muitas pessoas enviam mensagens e não se preocupam mais se o outro responde algo ou não. Deste jeito, a falta de comunicação, a incompreensão e essa barreira surda criam problemas. Tem ate gente que pensa que não responde para não ocupar espaço no computador dos outros. (Como se isso fosse um problema). Infelizmente é assim que nasce pelo menos um tipo importante de falta de comunicação.

Um dos problemas mais sérios desta sociedade é justamente a falta de comunicação. È assim que se criam obstáculos, desentendimentos e sobre tudo não se consegue avançar mais tanto a nível tecnológico que humano.

Se não crescemos a nível humano o mundo pode ate morrer. Uma minoria ate insignificante pode chegar ao extremo de tentar fazer... guerras nucleares(!) exclusivamente por fins pessoais e totalmente anti sociais.

Aqui entra outro aspecto fundamental, o lado espiritual. As pessoas atordoadas por este tipo de sociedade barulhenta e consumista acabam perdendo a possibilidade de fazer silencio, meditar e escutar o próprio eu profundo. De fato esta sociedade nasce do nosso mundo interior porem se quase não temos condições práticas de ver o que acontece dentro de nós, só acabamos alimentando esta sociedade vazia e sem aparente sentido. Por isso, todos nós acabamos sendo responsáveis por este mundo anti social, vazio e inútil. 

 A nível potencial, temos músicas maravilhosas interiormente, temos possibilidade de sonhar e dançar, no entanto estamos momentaneamente preso por esta falta de comunicação tanto a nível social como interior. Pensemos nisto tudo e aprendamos a dançar, cantar e sonhar porque esse é o nosso mundo verdadeiro, o Paraíso, o Nirvana e a auto realização de que falam todos os grandes movimentos espirituais! 

AMBROGIO VITTADINI

Comments

Popular Posts