OS SENHORES DA GUERRA

Resultado de imagem para imagens de energia positiva
Uma semana se passou da grande tragédia do World Trade Center(11/09/2001).
Duas torres de 112 andares desabaram, como si se tratasse de um joguinho de vídeo-game! Porem isso não foi uma brincadeira! Lá trabalhavam milhares e milhares de seres humanos. Homens, mulheres, jovens cheios de esperanças e de sonhos, estavam naquele lugar construindo... o futuro deles! Parece até piada de mau gosto! Em lugar disso, os senhores da guerra tomaram uma decisão gravíssima, sem consultar nada a ninguém.

Dois ou três dias atrás, um canal de televisão estava mostrando ao vivo, sem comentários, aquele espetáculo triste e dantesco: mortos, feridos,um grande número de seres humanos totalmente empoeirados , cinzentos e ensanguentados andavam como desesperados e sem rumo. Apena tocava aquela belíssima música de John Lennon “Imagine”.Fiquei muito emocionado diante de tamanha catástrofe!

Os senhores da guerra acham que tudo pode ser feito em nome de seus próprios interesses, do lucro, do poder e de lógicas que não têm nada a ver com o principio fundamental da vida. Para esses chefões políticos ou militares o ser humano não passa de uma pequena coisa sem importância! Só eles são importantes e os outros não contam! A este ponto, alguém pode ser tentado de perguntar: “quem tem a razão!?!” Como se isso fosse importante! De qualquer lado estejam, aqueles que tomam o caminho da guerra, da violência ou da morte são perdedores. 

 São seres que não conhecem o infinito valor e a beleza mágica da vida! Estas pessoas estão mortas interiormente. Eles não sabem dar valor às pequenas grandes coisas da vida. Desconhecem o encanto de um pôr do sol, do brilho de uma noite de estrelas encantadoras, do quebrar majestoso das ondas do oceano se aproximando da praia. Não sabem mais emocionar-se diante de um pequeno filhote recém nascido ou de um bebe. Um artista ou um poeta podem até realizar uma obra de arte quando interiormente amam, vibram, sonham e a fantasia deles voa alta, quase alcançando Deus ! Uma vez o grande Ravi Shankar, o músico Indiano, estava lá no Ashram de Prasanthi Nilayam e Sai Baba apresentou-o dizendo:”Escutem a voz de Deus¹”. Foi em ocasião da Conferência Mundial dos Centros Sai Baba em 1985.

Muitas vezes me pergunto: “Como podemos acabar com tais...senhores do ódio, da morte, das injustiças e das guerras!?!” Uma coisa eu sei: quem tem amor não pode fazer tais barbaridades. Quem vive interiormente não pode matar nem mandar matar, e nem condenar à fome e à miséria. Infelizmente este mundo de hoje cresceu a sombra do egoísmo e da insensibilidade, tendo como referencial não o serviço ao irmão mais necessitado e sim o próprio interesse pessoal ou outras distorções psicológicas, mentais ou sociais ditadas pelo ódio ou pelo desamor. Tampouco é ético o princípio básico do liberalismo econômico hoje transformado na tal “globalização”! Ético é dar, doar ou ajudar! Ético é pensar sempre nos outros e não em nós mesmos! Ético é saber compreender e dar carinho! Ético é amar!

Então como podemos fazer esta tão necessária transformação?! Com certeza não podemos fazer isso impondo coisas aos outros porque...se estão comportando muito mal! Se analisarmos bem, veríamos que o outro é tão somente um reflexo da maneira de ser de cada um de nós. Mas então, sabendo isso, eu posso revolucionar o mundo! Devo observar-me a mim mesmo e corrigir os meus defeitos, os meus egoísmos, a minha falta de interesse pelo outro, as minhas insensibilidades e, ...ainda mais, aprender a amar porque, como diria o grande São Francisco de Assis :”È dando que se recebe.......!” Realmente é rezando, meditando e pedindo ajuda a Deus que podemos receber a Sua Graça Divina! É dando amor que esta sociedade tão doente interior e fisicamente pode voltar a viver e a prosperar em paz!

Então devemos ensinar a todos os chamados ...”Valores Humanos”!? Acho que não existem mestres ou professores e sim discípulos que, a medida que aprendem, podem passar alguma coisa para os outros mas o dever fundamental é aprender, realizar, viver interiormente com muita intensidade, para logo poder contribuir para destruição definitiva daqueles tais...senhores da guerra! Uma rosa pode oferecer o seu perfume só quando as pétalas se abrem à luz do dia. Nós também devemos abrir o lótus do nosso coração à beleza da vida espiritual, à divina música celestial, à sinfonia imortal do verdadeiro ser! Só assim poderemos realmente ajudar!

Ambrogio Vittadini

Nota: Este artigo como já perceberam foi escrito uma semana depois do atentado às Torres Gémeas. A tragédia já passou há alguns anos mas o artigo em si, é sempre actual.

Comments

Popular Posts