Para que serve a Valeriana e como tomar

Imagem relacionada

Farmacêutica

​A Valeriana é uma planta medicinal da família das valerianáceas,
também conhecida como valeriana-das-boticas, valeriana selvagem ou erva-dos-gatos, muito utilizada como remédio caseiro contra insônia, ansiedade e agitação.

O nome científico da planta Valeriana éValeriana Officinalis e produz flores rosa, que pode alcançar cerca de 1 metro de altura. A parte da planta que tem efeitos terapêuticos é a raiz, podendo ser tomada em comprimidos ou em chá.

Para que serve

Por ser um calmante natural, a Valeriana pode ser usada em diversos casos como:
Insônia;
Agitação;
Esgotamento nervoso;
Esforço mental excessivo;
Falta de concentração;
Irritabilidade;
Estresse;
Dor de cabeça;
Doenças cardíacas de origem nervosa;
Espasmos gastricos;
Ansiedade.

Os princípios ativos da valeriana influenciam o funcionamento das células nervosas, tendo um efeito tranquilizante, ansiolítico, antiespasmódico e relaxante.
Como tomar

A Valeriana pode ser usada em comprimidos como o Valdorm, tomando 1 a 3 comprimidos meia hora antes de dormir, ou mesmo durante o dia, para um efeito relaxante, ou em chá, bebendo cerca de 2 xícaras por dia. Veja mais sobre como fazer este chá.

Se for tomado durante o dia, deve-se ingerir o suplemento após as principais refeições.
Possíveis efeitos colaterais

Uma dose excessiva de valeriana pode provocar cansaço, tremores, dor de estômago, agitação, dor de cabeça, vertigem, distúrbio visual, delírio, alucinações e instabilidade emocional.
Contraindicações da valeriana

A Valeriana não deve ser utilizada durante a gravidez e amamentação. Além disso, como a capacidade de reação pode ser afetada, não se deve dirigir nem consumir bebidas alcoólicas depois de tomar o suplemento ou beber o chá.

https://www.tuasaude.com/valeriana/

Comments

Popular Posts