NON TI CURAR DI LOR MA GUARDA E PASSA (Dante Alighieri)

Imagem relacionada

“Non ti curar di lor ma GUARDA E PASSA!”(Não te preocupes com eles só olhe e vai além!”) Está escrito na entrada do “Inferno” da “Divina Comédia” de Dante Alighieri.
Este aviso foi escrito na entrada justamente do Inferno para dizer aos visitantes, que não deviam se preocupar mais do que tanto. Acho que este poderia ser o tipo de aviso que se deve fazer aos visitantes passando pelo nosso mundo.

Nesta sociedade parece que roubos e violências são coisas normais. Ninguém se preocupa mais com isso a esta altura. O desinteresse pela espiritualidade foi um grande problema nas últimas décadas também. Hoje, como sempre acontece, a maioria parece não dar importância a isso tudo e pensa que isso aí é...normal!(?) Há porém muita gente que pensa e se dá conta que isso não pode continuar para sempre, mesmo porque parece que os problemas são cada vez maiores e a delinquência parece crescer sem parar.

A terra porem vibra como qualquer ser vivente e as suas vibrações estão crescendo e se modificando. As vibrações eletromagnéticas estão se elevando. Um novo mundo de luz está nascendo. Teremos rapidamente muita mais sensibilidade todos. Já estamos vendo acontecimentos e fatos que somente poucos anos atrás pareciam impossíveis, além de uma sensibilidade social muito maior. Por exemplo onde já se viu no passado botar na cadeia personalidades, políticos de alto nível, presidentes etc. Hoje tudo isso está virando cada vez mais normal. Quem roubou terá que pagar e não vai ter jeitinho para mais ninguém.

É obvio que cada crescimento é gradual e, por isso mesmo, ainda podemos ver coisas poucos lógicas, como por exemplo autorizar tornozeleiras eletrônicas para tirar presos da cadeia. Com certeza são parte deste crescimento. Porém o caminho está sendo muito claramente na direção dos valores éticos, morais e espirituais. Noutras palavras, temos pela frente um caminho de luz, de justiça e de respeito dos valores humanos.

Por isso, cada vez que nos deparamos com violências ou escândalos não devemos pensar que o mundo vai acabar. Para limpar esta sociedade muita sujeira terá que aparecer e vir a tona. Não podemos limpar o mundo de um dia para outro. Tudo está sendo gradual e cada vez mais harmônico e natural. Coisas escandalosa que hoje estão vindo a tona, já aconteciam no passado e tudo ficava por isso mesmo. No novo mundo isso aí vai progressivamente desaparecendo.

Outro ponto muito importante é a nossa atitude interior. Não devemos ter medo desta sociedade por momentos problemática e, pelo contrário, ter interiormente certeza que tudo tomará o rumo certo. Afinal de conta, também a nível individual, os convencimentos presentes no nosso mundo interior acabam se materializando em algum momento de alguma forma na nossa dimensão material. Também isso está acontecendo a nível social e coletivo. Quanto mais as pessoas estarão convencidas de determinadas coisas, isso irá acontecer na realidade social e no mundo também.

A nossa realidade social se parecerá cada vez mais a um paraíso. Para contribuir a isso será importante o nosso desenvolvimento interior. Hoje relativamente poucas pessoas se preocupam no que vai acontecer no além. Muitos pensam que o que conta é aqui e agora e não se dão conta que para modificar a sociedade, para que todos nós fiquemos mais felizes, é preciso que o sentido social e, por conseguinte o nosso mundo interior,vire cada vez mais importante até transformar se em carinho para os outros, até o triunfo do Amor.

Todos os grandes movimentos espirituais dizem que Deus é Amor e que a única coisa que existe é isso mesmo AMOR. Nós, na nossa consciência individual, percebemos ou sabemos isso e também, até certo ponto, que tudo é UM. São Francisco de Assis dizia que “é dando que se recebe!” Este não é um conceito abstrato e bonito e sim um crescendo contínuo e infinito. É assim que estamos caminhando majestosamente rumo aos infinitos valores da Luz: quer dizer, Beleza, Harmonia e Amor Infinito que é o nosso Objetivo Máximo.

VIVAM FELIZES !

Ambrogio Vittadini

Comments

Popular Posts