O MUNDO DAS ILUSÕES

Imagem relacionada

Depois de Jesus, os cristãos começaram uma grande revolução de valores porem eles foram maciçamente combatidos pelo Império Romano. No Coliseu de Roma aqueles que eram pego e acusados de seguir estes novos valores eram queimados publicamente. Outros eram devorados por leões, etc.



Nasceram as famosas catacumbas, quer dizer,

lugares subterrâneos, bem escondidos, em que os cristãos faziam suas cerimônias, reuniões, etc. Tudo continuou assim por uns trezentos anos ou algo mais quando chegou o Imperador Constantino. Este último acabou com a crença da reencarnação e legalizou o cristianismo. De fato muitos valores desta comunidade acabaram praticamente destruídos e morreram muitos ideais. A comunidade, quando o Império começou a desmoronar deu lugar à Igreja Católica Apostólica Romana. Nela, certos valores espirituais perderam muita força. Sobre a vida no além, a igreja, em geral, se limitou a falar quase só de Inferno ou do Paraíso eterno. Porém quando algo faz falta, alguém procura e a sociedade cresce. Religiões orientais e outros movimentos espirituais apareceram amplificando bastante um quadro que parecia muito vago.

No entanto também o mundo materialista cresceu. As pessoas se deixaram, em muitos casos, levar por esse mundo limitado e o medo da morte criou um tabu muito grande.

Dizem que, como existe só uma vida, devemos vivé-la intensamente e sem perder tempo, Como se isso fosse a maneira para lidar com este grande tema. Mas então o que é que devemos fazer em concreto? A maioria absoluta da humanidade se deixa levar por este sonho sem pretender entender nada. Com certeza, quando chega a hora H de desligarmos do corpo físico o susto e o medo do desconhecido podem ser grandes. Será mesmo que esta é a forma certa de enfrentar este enorme sonho que a gente está vivenciando? Será que o sentido da vida é só isso? ...ou não será que esta existência é muito mais profunda, importante e significativa?

Os sábios e gurus nos fazem entender que toda esta complexa ‘realidade’ não é limitada, é eterna e o nosso objetivo é descobrir cada vez mais. Cada vez que nos aproximamos de qualquer limitação devemos mergulhar no profundo do nosso ser para ver como avançar e crescer mais. Todos os grandes movimentos espirituais são essencialmente indicações de como poderíamos progredir fazendo vários exercícios espirituais ou “sadhanas” como dizem na Índia, para podermos crescer, amar e sonhar cada vez mais beleza, harmonia e LUZ.

Na cultura do Hinduismo fala-se da Infinita Dança Cósmica de Shiva e Parvathi (aspectos masculinos e femininos da Divindade) pisando no candor das neves eternas do Himalaya. A morte é somente uma palavra pouco conveniente carregada de medos e negatividade por interesses de certas pessoas, para indicar continuação, crescimento e Luz. 

Trata-se de um belo simbolismo hinduísta, de uma dança infinita de Beleza interior, Harmonia e Bem-aventurança suprema a qual todos chegaremos quando teremos aprendido certas lições. Esse é o nosso mágico caminho rumo á nossa eterna essência, SATH-CHITH-ANANDA, como dizem os Vedas, quer dizer VERDADE-CONSCIENCIA-BEM-AVENTURANÇA INFINITA. Devemos realmente aprender a cantar e dançar interiormente, flutuando no Encanto Mágico deste mundo infinito ao qual pertencemos e do qual somos parte integrante. Sejam felizes e aprendam a vivenciar sempre dentro de vocês esta Eterna Beleza Infinita! Mergulhem profundamente nesta vida até perceberem que ela é UMA, ÚNICA E SEM LIMITES!

AMBROGIO VITTADINI




Comments

Popular Posts