3 PLANTAS QUE PODEM TRAZER BEM ESTAR E ENERGIA PARA O DIA A DIA


Resultado de imagem para imagen de plantas

Criadores do sistema natural que promove a cura através do campo energético das plantas, Bruno Gimenes e Patrícia Cândido explicam como ervas e especiarias podem auxiliar na concentração, na superação de traumas e na felicidade.

Ainda que muitas pessoas estejam cada vez mais afastadas do que é natural, somos todos seres naturais e conectados aos ciclos da natureza, conforme explicam Patrícia Cândido e Bruno Gimenes, terapeutas holísticos desenvolvedores da Fitoenergética, sistema natural de cura, equilíbrio e elevação de consciência por meio da energia das plantas. 

O conceito foi desenvolvido por meio de pesquisas que utilizaram a Bioeletrografia – técnica de fotografia do campo energético, desenvolvida desde 1906 a partir dos estudos do cientista Roberto Landell de Moura – para analisar o padrão energético do indivíduo após o uso de compostos fitoenergéticos. 

Este conceito de uso da energia das plantas garante formas de ajudar a controlar as emoções e pensamentos responsáveis por causar doenças. “A Fitoenergética é uma terapia que proporciona a elevação da consciência e do discernimento, estimulando profundos sentimentos antiegoísmo, e capaz de gerar influência sobre a anatomia sutil dos seres vivos, agindo nas causas geradoras das doenças”, explica Bruno. 

Filósofa e professora de espiritualidade, Patrícia Cândido destaca que passamos por transformações físicas, emocionais e espirituais em determinados períodos de transição. “Estamos em constante transformação, e por isso sentimos, muitas vezes de forma inconsciente, vontade de que uma transformação aconteça em nossas vidas”, completa. Os dois são sócios na instituição Luz da Serra – que desenvolve a espiritualidade por meio de uma visão holística e sem conotação religiosa. 

No Brasil, sabemos que o uso de plantas na busca por melhorias na saúde faz parte da cultura: uma pesquisa da Universidade Federal do Amazonas indicou que 97,7% dos entrevistados utilizam plantas para fins medicinais regularmente. 

Desta forma, os especialistas indicam o uso de três plantas que trazem mais bem-estar para a rotina, e explicam como elas podem auxiliar nas mudanças e transformações, baseados nos conceitos da Fitoenergética: 

Alecrim 

Imagem relacionada

A planta permite acessar os registros da alma, conforme explica Patrícia. “Ele libera traumas, medos e outros aspectos negativos que estão adormecidos”, explica, destacando que, a partir desta liberação, a erva gera vontade de mudar e conhecer o novo. “Esta planta também incentiva a pessoa a ter sabedoria para viver e amar, e pode ser utilizada em forma de chá ou de tempero, por exemplo”. 

Cravo da Índia 

Imagem relacionada

A Fitoenergética mostra que está especiaria estimula a concentração e aumenta a capacidade de concentrar energia para materializar sonhos quando usada em forma de infusão ou tempero. “Ele abre a mente para enxergar o todo, estabilizando-a e estimulando a busca interna de respostas para as suas dúvidas”, explica Bruno Gimenes. Segundo o especialista, o cravo gera clareza nos pensamentos e aguça o senso de observação. 

Dente-de-leão 

Resultado de imagem para imagem dente de leão

Famosa por crescer facilmente em diversos locais e ser atrativa quando suas sementes podem ser sopradas ao vento, esta planta estimula as pessoas a agarrarem as oportunidades da vida. “Consumir o dente-de-leão em forma de chá, por exemplo, nos ajuda a encontrar felicidade naquilo que temos e no que somos”, destaca Patrícia. Bruno lembra que esta planta medicinal ajuda a valorizar tudo e todos, elevando a autoestima e gerando mais humildade e gratidão. Conhecida por diversos nomes na cultura popular, a planta também favorece o viver de forma simples e sem complicações, explicam os especialistas. 

Patrícia destaca que há várias formas de aplicar a Fitoenergética. “A maioria se baseia no conceito do chá ou da infusão, que pode ser bebido ou aplicado em uma região por meio de sprays ou compressas”, destaca. No entanto, é sempre possível utilizar as plantas em sucos feitos na hora, saladas, temperos, ou sachês de tecidos que podem ser inalados quando colocados em uma fronha de travesseiro, por exemplo. 

Os especialistas também destacam que o uso das plantas de maneira puramente física pode ajudar, mas é necessário compreender a importância de se colocar vontade e energia nas intenções. “A energia vital e mental impregna-se nos vegetais com extrema facilidade”, explica Bruno, que reforça a importância da intenção do pensamento, a correta utilização, e o uso de técnicas associadas, como o Reiki, podem potencializar o tratamento da Fitoenergética. 


25 de outubro de 2016 





Tradutora Freelancer:  Maria Reis (Lúcia)

Comments

Popular Posts