Educar para a beleza (e força) contra a fealdade do mal

A única esperança de se manter à tona na lama da "modernidade terminal" é reeducar a beleza; porque nenhuma sociedade jamais se identificou com o sórdido, o feio e o "feio", como o nosso está fazendo.


Mas a Beleza que pode conquistar corações está sempre ligada à Força: porque a única alternativa credível ao desastre social de hoje, só pode ser uma "educação cavalheiresca" renovada.

Eles chamam isso de "emergência educacional" e, na prática, significa os valores e a implosão humana de uma sociedade inteira: famílias destruídas, depressão, atos de violência, tão brutais quanto aparentemente inexplicáveis e livres, solidão, depressão, suicídio, repúdio pela vida. desde a mais tenra idade.

Mas qual é a natureza desse verdadeiro buraco negro no qual uma sociedade inteira está afundando inexoravelmente: homens e mulheres, meninos e adultos e até crianças e idosos? Qual é a raiz da miséria, do cinismo, do indiferentismo, da alienação que hoje consome almas, corpos, consciências, grupos, indivíduos e gerações inteiras? E qual é, se alguma, uma solução possível?


Antes de tudo, e mesmo correndo o risco de ser definido como "pessimista", vamos fazer uma premissa: em nossa opinião, esse tipo de sociedade não pode ser salvo como um todo. A perda de um Centro (principalmente espiritual), a progressiva dissolução de relações e qualidades tipicamente humanas (cultura, arte, pensamento, senso de comunidade, etc.), a perda do sentido da existência (e da mesma idéia que o a existência pode ter um), mesmo o consequente colapso demográfico e econômico, empurrar para um mau prognóstico para a sociedade ocidental como um todo.

Uma mudança geral da sociedade, de fato, pressuporia que tal revolução de consciências e estruturas (que certamente seria catastrófica no sentido literal do termo) seria inimaginável no momento (e, de qualquer forma, certamente não alcançável com meios puramente "humanos"). E, no entanto, é sempre possível para grupos mais ou menos restritos e para alguns indivíduos resistir à avalanche de lama que incendeia tudo e destrói tudo, mas com a condição de que alguns pontos de partida sejam definidos.
Uma empresa de feiúra


Se, como escreveu Dostoiévski, "a beleza salvará o mundo", está claro que hoje esta sociedade está perdida. Beleza como harmonia, Beleza como maravilha e capacidade de ser surpreendida, Beleza como nobreza da alma, Beleza como arte, hoje não mais vive aqui. E, de fato, se há uma característica que define esse "mundo terminal" mais do que qualquer outro, é o afogamento em uma avalanche de miséria, fealdade e mau gosto.

A fealdade invadiu nossas vidas : a fealdade da linguagem, da roupa, da construção; até mesmo a religião, no Ocidente, não é mais capaz de criar beleza e se contenta em chafurdar no feio e no banal, construir pseudo-templos mais como garagens do que "lugares de culto", negando milhares de anos de estética maravilhosa, em mudança de liturgias esquálidas. Mas ainda mais: a sociedade de hoje parece ter um verdadeiro "culto da fealdade"; glorifica a miséria (estética e moral), até mesmo agradando a si mesmo.
Livros e diversos ...
A "beleza" precede a "bondade"

O que, de fato, esquecemos, é que o Belo necessariamente precede, em ordem de tempo, o Bem. "Kalos kai agathòs" declarou os antigos. E, de fato, nenhum de nós jamais se apaixonou por um "código moral", uma lei ou uma "ordem", porque o que nos atrai e "nos converte" em realidade é sempre e somente o que aparece " lindo "para a nossa imaginação.

O moralismo clerical (e ainda mais o moralismo "secular" da chamada "educação cívica") esqueceu-se de fato de que o que move o homem - de uma maneira ou de outra - não é a imposição de um "código comportamental" 'alto, mas uma imagem que parece bonita e convincente. Também nos Evangelhos, Cristo afirma: "Para que homens e mulheres possam ver suas belas obras ( kalé =" belo ", não" bom "como é traduzido nas Bíblias modernas) e glorificar o Pai que está no Céu" (Mt 5).


Mas isso, infelizmente, também é verdadeiro no sentido oposto: porque onde a beleza não é mais difundida, a fealdade frequentemente e paradoxalmente consegue suplantá-la, conseguindo "impressionar" o imaginário com modelos que, embora risíveis e desajeitados, transmitem significado. aparente de "força", que pode tornar-se envolvente e a-cativante (isto é, capaz de "aprisionar", no sentido etimológico do termo). E esta é a razão do sucesso de quase todos os modelos e modas contemporâneos, que, embora caracterizados por um aspecto por vezes repugnante, ainda que "aprisionam" inúmeras consciências.

De fato, não devemos esquecer que a Beleza é necessariamente acompanhada de força, e que uma Imagem e um Modelo, para serem belos e convincentes, também devem ser "fortes". Em particular, os jovens, na verdade, estão procurando desesperadamente por "modelos fortes" com os quais se identifiquem: uma "beleza moral" abstrata, uma "beleza evanescente" e impotente, nunca atrairá ninguém.

É necessário, então, ter a coragem de pregar uma Beleza que, se necessário, também saiba utilizar uma legítima Força para defender-se: uma "Beleza guerreira", aquela Beleza que se corporifica no arquétipo eterno da Cavalaria , que é também o único modelo que ainda pode se apresentar como um antídoto confiável para a dissolução.


E deste ponto de vista, no entanto, uma educação em beleza ainda é possível. De fato, modelos fascinantes e confiáveis que podem transmitir, com Beleza e Força, imagens capazes de educar seres humanos - e até mesmo jovens - para além do rio de lama da cultura (in) dominante ainda persistem.

Pense, por exemplo, no extraordinário sucesso da melhor fantasia e acima de tudo do trabalho - frequentemente re-proposto de forma válida em uma chave cinematográfica - por autores como Tolkien e Lewis . Eles narram o verdadeiro "mito cavalheiresco dos nossos tempos" que, propondo os antigos Arquétipos, podem falar ao Coração do Ser, despertando valores eternos como a irmandade, a amizade altruísta, o amor, a batalha certa, a vida como "Caminho". "E como" Caminho ".

Devemos também redescobrir aqueles Oásis da Beleza que permanecem, apesar de tudo, no mundo de hoje: a virgem e poderosa Beleza da Natureza, que cativa corpo e alma, mas também a harmonia da arte dos séculos passados, que ainda ilumina nossa vida. cidades e nossas aldeias, muitas vezes indiferença (devemos admitir) de nós distraídos e estressados herdeiros, muitas vezes incapaz de olhar para cima do caos diário, mesmo apenas para admirar uma torre sineira, uma rosácea ou uma cúpula ...

E não devemos esquecer também a Beleza do nosso corpo, não no esquálido senso comercial enfatizado pela moda, mas em sua relação com Força, Harmonia e Disciplina (e sobre isso, disciplinas como Artes Marciais, Alpinismo, certo tipo de caminhada, eles têm muito a ensinar); despertando do torpor induzido por um abuso de tecnologia e dessa relação vil com fadiga e dor, que nos distingue como moderno.

Isto porque a violência - a mais brutal, absurda e injustificada - não surge, como alguns gostariam de acreditar, do exercício harmonioso da Força, mas da covardia induzida pela fraqueza e vitimização. Matar sua esposa porque ele nos deixou, exterminar sua própria família para "resolver" algum problema, exercer violência contra uma única mulher ou um ancião - eventos aos quais a notícia já nos acostumou agora - não são gestos que vêm da Força, mas do mais fraqueza vil.

Tudo isso, é claro, sem esquecer o aspecto mais importante de nossos "Ser Homens", ou o Relacionamento com o Divino e o Absoluto. Um relacionamento que deve ser recriado, retomado, reconstruído mesmo apesar da decadência da religião e da atual secularização dominante. Porque não há verdadeira Força e Beleza e Sabedoria, sem o relacionamento com sua Fonte única e eterna.

Artigo por Gianluca Marletta

Comments

Popular Posts