PROBLEMAS DA TIRÓIDE: ¿QUE CONFLITO EMOCIONAL ESTOU A VIVER?

Resultado de imagem para imagens da tiroide


Se tens problemas da Tiróide e gostarias de começar a soluciona-los e perceber o conflito emocional que o envolve, então este artigo vai interessar-te.

Vamos ver o que é a Tiróide, os sintomas, a função que tem no nosso organismo e o seu conflito emocional de acordo com a “bio-neuro-emoção”, conceito desenvolvido por Enric Corber e outros autores. 

¿O que é a tiróide? 

Conhecemos como Tiróide, a glândula neuro-endócrina que está presente no organismo dos animais vertebrados. Está localizada abaixo e aos lados da Traqueia e da parte posterior da Laringe, logo abaixo da maçã de Adão no caso dos homens. 

Esta glândula está composta por um par de lóbulos com aparência de borboleta, que estão unidos por um istmo. Nos adultos a tiroide costuma pesar de quinze a trinta gramas. A sua função é produzir hormonas e regular a sensibilidade do corpo com respeito ás mesmas. 

Entre as hormonas produzidas pela tiróide, destacam-se a Tiroxina e a Tri-iodotironina. A glândula cujo controlo está a cargo do Hipotálamo e a Pituitária, também sintetiza a Calcitonina (muito importante na homeostase do cálcio). 

Ao ser uma glândula tão importante o cérebro regula-a na sua função graças a uma substancia denominada TSH (Hormona Tireotropina) segregada pela Hipófise. A TSH exerce um fino controlo sobre a produção de hormonas tiroideias (T3 e T4). Por sua vez a síntese e secreção de TSH está regulado pelos centros cerebrais que produzem TRH (Hormona Estimulante de TSH). 

A flutuação da produção hormonal é constante e muda segundo as necessidades e o momento: mudanças estacionárias, de idade, de crescimento, gestação, fase do ciclo hormonal, stress, consumo de outros medicamento, nutrientes, etc. 

As hormonas tiroideias controlam o ritmo de muitas atividades do corpo. Estas incluem a velocidade com que se queimam calorias e quão rápido late o coração. Todas estas atividades compõem o metabolismo do corpo. 

¿Que sintomas teremos? 

Os problemas de tiróide dividem-se em dois grandes grupos: as pessoas que sofrem de Hipotiroidismo e as que padecem de hipertiroidismo. 

Hipotiroidismo (tiroide pouco ativa). Baixa produção de hormonas tiroideias. Sintomas: 

Fadiga, esgotamento. 

Depressão. 

Dificuldade para se concentrar. 

Subidas de peso sem explicação (não produzidas por uma mudança na nossa dieta ou a nossa atividade física). 

Pele seca, áspera, comichão, cabelo seco. Perda de cabelo. 

Sentir frio, principalmente nas extremidades do corpo. 

Prisão de ventre. 

Cãimbras. 

Períodos menstruais (mulheres) mais longos e cada vez menos quantidade de dias. Infertilidade y abortos involuntários. 

Hipertiroidismo (tiroide hiperativa). Sinónimo de uma glândula hiperativa, o hipotiroidismo acelera as funções corporais. Sintomas: 

Nervosismo e irritabilidade. 

Aumento da transpiração e pele e cabelo mais finos y sensíveis. 

Debilidade, tremores. 

Ataques de pânico. 

Insónia. 

Perda inexplicável de peso. 

Frequentes idas ao banho. 

Coração mais acelerado, aumento das pulsações e da pressão arterial. 

Menos quantidade de fluxo menstrual y menstruações más espaçadas, no caso das mulheres. 

¿Qual é a sua função no nosso organismo? 

Ela é a responsável de indicar aos orgãos a velocidade e o ritmo que devem seguir nos processos metabólicos. A tiróide produz hormonas essenciais que, em falta ou excesso desaceleram ou aceleram o ritmo do organismo. 

Cumpre uma importante tarefa no corpo humano, produz hormonas que circulam no sangue, essenciais para o funcionamento normal do corpo. 

¿Qual é o conflito emocional da tiróide? 

Pois bem; como o encontramos? Pensando biologicamente, verdade? Se nos concentramos na sua função, podemos observar que tem a ver com a velocidade e ritmo, quer dizer, com o tempo, ou melhor dizendo, com a nossa perceção do tempo: 

Conflito de não ser o bastante rápido para agarrar o “pedaço” (esta é uma expressão simbólica que se refere a um objetivo, projeto, coisa ou pessoa…). 

Conflito de não poder ser o bastante rápido para engolir o “pedaço” (tenho que ir ainda mais depressa). 

Ainda que o pedaço já esteja seguro (na minha boca), não estou seguro de o poder engolir. 

Conflito por sentir-se superado, por não poder chegar a tudo (por incapacidade, por cansaço), no caso de várias coisas que requerem urgência, simultaneamente. 

HIPERTIROIDISMO: 

Conflito de urgência. 

Sinto urgência de que o tempo passe rápido. Sinto pressa de que o prazo termine rápido. Sinto pressa de que tal ou qual coisa suceda agora mesmo. 

Dou-me prazos muito curtos para fazer as coisas, o que me impede apressar para terminar a tempo os projetos em curso; sempre há que ir mais depressa. 

Frequentemente tenho dificuldade com o tempo e com o facto de ser tarde. 

Expressões: 

“Tenho que fazer isto mais rápido”. 

“Necessito que o tempo se vá voando”. 

“Necessito fazer isto rápido, desfazer-me disto rápido”. 

“Sinto que não sou o suficientemente rápido”. (Sempre para engolir ou cuspir o pedaço). 

HIPOTIROIDISMO: 

Conflito de paciência/lentidão. 

Não sou o bastante rápid@ para fazer uma coisa. 

Expressões: 

“Desejo que o tempo passe lentamente” 

“Necessito mais tempo para o desfrutar” 

“Devo ir lentamente para não arruinar as coisas” 

“Necessito mais tempo para fazer mais coisas” 

De acordo com Lisa Bourbeau dão-se os seguintes bloqueios: 

BLOQUEIO FÍSICO: A glândula Tiróide tem uma forma de escudo e está situada na base do pescoço. As hormonas segregadas por ela, têm uma função importante nos diferentes níveis do corpo e os seus problemas relacionam-se com o HIPERTIROIDISMO ou o HIPOTIROIDISMO. 

BLOQUEIO EMOCIONAL: A glândula Tiróide une o corpo humano com o chacra da garganta. Este está unido à energia da vontade, a capacidade de tomar decisões para manifestar, quer dizer, criar a nossa vida segundo as nossas verdadeiras necessidades. É assim que crescemos como indivíduos. 

Este chacra está relacionado diretamente com o chacra sacro, que se encontra ao nível dos órgãos genitais. Devido a que estes centros de energia estão interligados entre si, qualquer problema na zona de um deles, significa que existe um problema na zona do outro. 

No caso da pessoa que sofre uma hiperatividade da glândula Tiróide (hipertiroidismo), o seu corpo diz-lhe que está demasiado activa: deseja moderar e criar a sua vida, mas não se permite fazê-lo: sente-se obrigada a criar a vida de todos os seus seres queridos. Esta pessoa não dedica tempo a perceber as suas necessidades antes de passar à ação. 

Esta pessoa hiperactiva, frequentemente, procura provar algo a alguém, ou fazer que alguém a ame. Exige-se demasiado e exige demais dos outros. Costuma ter medo de não poder agir o suficientemente rápido, de ter as mãos atadas. Segundo ela, há que agir rápido. As suas ações não se baseiam na motivação adequada, nem nas suas verdadeiras necessidades. Também é o tipo de pessoa que pode dizer o que for, inclusivamente mentir, para fazer que as coisas se movam. 

No caso das pessoas que sofrem por uma falta de actividade da glândula Tiróide (Hipotiroidismo), o seu corpo diz-lhe que deseja passar à ação, que não realiza o suficiente para obter o que quer no mais profundo do seu ser. Está segura de não ser o suficientemente rápida, para conseguir o que deseja. Não está em contacto, o suficientemente, com o seu “Eu quero”. 

Estas duas palavras contêm um grande poder criador: ajudam a colocar em movimento o necessário para manifestar o que queremos. Ademais, diz-se que este chacra é a entrada à abundancia. Porquê? Porque ao escutar as nossas verdadeiras necessidades, honramos o nosso Eu Sou e quando este se encontra em verdadeira harmonia, o ser humano só pode viver em abundância em todos os níveis: felicidade, saúde, amor, dinheiro, etc. 

BLOQUEIO MENTAL: se a tua glândula Tiróide está demasiado ativa, recebes uma mensagem importante para que te moderes e dediques um tempo a averiguar o que realmente queres para criar a vida que gostarias de ter. Não creias que deves estar sempre em ação para ser importante, reconhecido ou querido. E Tãopouco creias que tudo é urgente. 

Quando recuperares o teu ritmo natural, de acordo com as tuas verdadeiras necessidades, todos os que te rodeiam irão sentir-se ainda mais contentes. Como esta é a glândula do crescimento, se utilizas o teu “eu quero” apenas segundo as tuas necessidades, crescerás muito mais a nível da alma e irás perceber o que vieste fazer na Terra. 

Se a tua Tiróide não é o suficientemente activa, entende que só tu podes levá-la de novo até o seu estado natural. Não te favorece acreditar que não podes criar a tua vida e que não deves pedir. Também chegou o momento de que deixes de acreditar que não tens direito a fazer o que queres. Ainda que durante a tua infância tenhas sentido medo de pedir, o teu corpo diz-te que, agora, podes deixar esse medo atrás. 

Talvez tenhas que realizar um processo de perdão pela pessoa ou pessoas que podem ter-te prejudicado, nas suas ações ou gestos, ou que te fizeram acreditar que não podias fazer grande coisa por ti próprio. Entende que estas pessoas vieram à tua vida para mostrar-te o que devias aprender, quer dizer, ultrapassar o medo a demonstrar a tua vontade de criar. 

Diccionário de Biodescodificação – Joan Marc Vilanova. 

Tiróide – Hipertiroidismo 

O hipertiroidismo é uma secreção demasiado abundante de hormonas, da glândula Tiróide. 

Indica uma hiperactividade, uma actividade demasiado grande da glândula Tiroide. O metabolismo aumenta, portanto, sinto ondas de calor e transpiro. Vivo uma grande decepção por não poder cumprir o que realmente quero ou expressar o que devo dizer, porque respondo aos desejos dos demais em lugar dos meus, em consequência, sinto rancor, frustração, odio por tudo o que não responde, realmente, aos meus desejos. 

Também posso ouvir os conselhos dos demais sem escutar o meu interior. Portanto dou-me prazos muito curtos nas coisas por fazer, o que me pede sempre que o faça com pressa, para terminar a tempo os projectos em curso. 

Há sempre que ir mais rápido! Quando a minha Tiróide está hiperactiva, frequentemente tenho dificuldades com o tempo e com o facto de “fazer” tarde. Então o meu corpo dá-me uma mensagem. Tomo consciência do meu poder. Assim, tomo as minhas decisões e crio as minhas acções segundo o meu discernimento interior. Sou co-criador da minha vida. 

Tiróide – Hipotiroidismo 

O hipotiroidismo é um sub-funcionamento da glândula Tiróide, uma insuficiência da Tiróide. Pode provocar uma proeminência dos olhos. As causas físicas são: um desequilíbrio do sistema imunitário, uma destruição da Tiróide por uma tiroidite a formar anticorpos que atacam a glândula e uma carência de iodo, o que conduz a um incremento da percentagem de colesterol, cansaço, dores musculares, um formigueiro e frio nas extremidades, prisão de ventre e diminuição dos reflexos. 

Inclusivamente pode aparecer um desanimo, tristeza, pessimismo e o sentimento de ser incompreendido. O meu corpo transmite-me um SOS. As causas metafisicas também são importantes. 

O chacra da garganta está vinculado à comunicação e à criatividade. Como é a comunicação comigo própria, com os familiares e os demais? Como exerço a minha criatividade no que faço? 

O hipotiroidismo também pode proceder da minha incapacidade de enfrentar uma situação que reaparece repetidas vezes na minha vida, frente à qual não sei como reagir. Sou criador da minha vida. comunico com harmonia por todas partes ao meu redor. Tenho fé e vejo a vida com um novo olhar. 


Tradução: Lúcia 

Comments

Popular Posts